Canil especializado na Criação de Filhotes das Raças com Pedigree Shih Tzu e Lhasa Apso - canil,criacao,racas,raca,pedigree,animais,animal,venda,cuidados,cachorro,cachorrinhos,caes,cao,filhote,criacao,shih tzu,shih-tzu,lhasa apso,lhasa-apso,rações,ração
Página Inicial - Canil especializado na Criação de Filhotes das Raças com Pedigree Shih Tzu e Lhasa Apso Conheça nossa história Canil especializado na Criação de Filhotes das Raças com Pedigree Shih Tzu e Lhasa Apso Conheça os filhotes disponíveis de nosso Canil -  especializado na Criação de Filhotes das Raças com Pedigree Shih Tzu e Lhasa Apso Conheça as instalações de nosso Canil -  especializado na Criação de Filhotes das Raças com Pedigree Shih Tzu e Lhasa Apso Dicas Fale conosco Na Mídia - Canil especializado na Criação de Filhotes das Raças com Pedigree Shih Tzu e Lhasa Apso Links interessantes do canil

Shih Tzu

SHIH TZU: UM PELUDO BOM DE COLO

Além de elegante ou fofo, conforme o corte da pelagem, o Shih Tzu se destaca como cão de colo entre as raças pequenas mais conhecidas. Se você é daqueles que gostam de um cãozinho peludo e curtem passear com ele aninhado no colo, o Shih Tzu tem tudo para ser seu cão ideal. O motivo é que a maioria das raças pequenas, nessas horas, fica inquieta e acaba com o prazer de quem as carrega. Comportamento esse, bem menos acentuado no Shih Tzu. O Shih Tzu costuma gostar mesmo da estreita proximidade com as pessoas, sejam estas conhecidas ou estranhas.

 

SUPERPELUDO

Curtir pacificamente um colo é uma qualidade mais que bem-vinda, para quem mantém o Shih Tzu com a tradicional pelagem longuíssima. Imagine o que ocorreria com um exemplar cujos pêlos arrastam no chão, se tivesse de andar pelas ruas da cidade. Por onde passasse pegaria toda a sujeira. Cães com tal tipo de pelagem permanecem mais tempo em colos, sofás e almofadas que em terra firme.

Canil Christal Kramer - Cachorrinhos Shih Tzu com pedigree

CABELO CORTADO

Ainda que a elegância da pelagem longa provoque comentários de admiração, há quem prefira manter o Shih Tzu com os 'cabelos' cortados. Ele fica com uma aparência rechonchuda e, mesmo que perca em imponência, ganha em fofura. Com o comprimento cortado entre cerca de 4 e 7 centímetros, o Shih Tzu parece um filhote. Tanto que nos EUA, esse tipo de corte é chamado de puppy-cut ou, em português, corte-filhote.

RITUAL

Canil Christal Kramer - Cachorrinhos Shih Tzu com pedigree

De pêlos longos ou curtos, o Shih Tzu adora ser escovado. Depois de pronto parece que faz pose e desfila para as pessoas. Aconselha-se a escovar com delicadeza para não quebrar os pêlos: utilize uma escova de hastes longas para desembaraçar os fios até a raiz, mas evite aquelas que têm bolinhas, pois danificam a pelagem. Use xampu e condicionador de PH neutro. Podem ser nacionais ou importados, feitos para uso humano ou animal, desde que de boa qualidade. As orelhas devem ser protegidas da água e limpas semanalmente. Depois do banho, seque bem o cão. Abra a pelagem para que o ar do secador chegue até a raiz dos pêlos, evitando umidade e conseqüentes dermatites.

Como os olhos do Shih Tzu são salientes, é importante que os pêlos da cabeça não entrem em contato direto com eles para não machucá-los, causando lacrimejação intensa, infecções a amarelamento dos pêlos da região. Tanto que é a única raça cujo o padrão oficial recomenda atar os pêlos da cabeça. Além disso, limpe os olhos uma vez por semana, com água boricada. Apare os pêlos ao redor do ânus e entre os dedos, para evitar escorregões.

Quanto a alimentação, deve-se utilizar ração seca, um vez que a comida úmida gruda na pelagem ao redor da boca e é mais difícil de ser retirada. Alguns proprietários dão complexos vitamínicos para melhorar a pelagem. Neste caso, recomenda-se a visita a um veterinário, que orientará sobre o produto adequado.

O Shih Tzu, tem como outros cães de pequeno porte, uma longa expectativa de vida. Muitos exemplares podem ultrapassar os quinze anos.

HISTÓRICO

Originário do Tibet, o Shih Tzu era utilizado como cão de companhia durante as longas viagens até a China. Os cachorros andavam ao lado das caravanas ou em cestas carregadas por mulas. Também eram encontrados nos monastérios, onde ganharam a fama de amuletos. Até então, eram mais parecidos com o Lhasa Apso, um dos cães que participaram da sua formação.

Na China, segundo a cinóloga Hilda Drumond, alguns exemplares foram doados ao imperador e passaram a ser uma das poucas raças que habitavam a 'Cidade Sagrada', residência oficial da família do imperador. Em sua nova casa, os antigos Shih Tzu cruzaram livremente com os Pequineses. Isso explica a origem de muitas das características da raça, hoje. Herdou do Lhasa a pelagem longa e do Pequinês a cara achatada. Hilda acrescenta: "Muitos traços físicos do Shih Tzu são o meio termo entre o Lhasa Apso e o Pequinês." A mordedura do Lhasa, por exemplo, é em tesoura invertida (os dentes de baixo se fecham ligeiramente à frente dos de cima e encostam neles) e a do Pequinês é prognata (dentes de baixo à frente dos de cima, sem que se encostem). O resultado é que o Shih Tzu é um pouco prognata. O focinho do Pequinês é muito curto e o do Lhasa tem por volta de quatro centímetros. O Shih Tzu, ficou com uma medida entre as duas raças: aproximadamente uma polegada (2,54cm) de comprimento. O Pequinês possui subpêlo denso; o Lhasa, moderado. Já o Shih Tzu, uma densidade intermediária à dos dois.

Uma lenda conta que o Shih Tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibet). Como o casamento lhes foi negado, eles teriam resolvido cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), este seria o Lhasa Apso. Da união das raças surgiu o Shih Tzu, simbolizando tudo o que há de melhor nas duas culturas e o amor entre os dois povos.

ADMIRADO MUNDO AFORA

Canil Christal Kramer - Cachorrinhos Shih Tzu com pedigree

Há muitos admiradores do Shih Tzu pelo mundo. No Japão, há vários anos, oscila entre o primeiro e o segundo lugar em número de nascimentos registrados. Em 1994, ficou em primeiro, com 53.439 exemplares entre um total de 349.825 de todas as raças juntas. Na Inglaterra, foi o 11º mais registrado, em 1995. Na Itália, foi o 13º. O American Kennel Club (AKC), entidade dos EUA que mais registra cães no mundo, o coloca em 12º posição. Aqui, sua situação é mais modesta. Ocupa o 31º lugar. Mas mostra uma tendência evolutiva, já que há cinco anos, estava em 57º.

  Home  |   Quem Somos  |  Raças Criadas  |  Filhotes  |  Nossas Instalações  |  Dicas  |  Na Mídia |  Contato  |  Links Star Code Consultoria e Desenvolvimento de Sistemas
Canil Christal Kramer - Telefax: (21) 3157-7274 / Celular: (21) 99858-7445
Todos os direitos reservados ® 2011